Idiomas

CEVIMU

TURMAS 2025 - PRESENCIAL

O Centro de Vivência da Música Universal (CEVIMU) é um espaço localizado em São Paulo, Brasil, onde o pianista, compositor e arranjador André Marques compartilha o aprendizado que teve (e ainda tem) como integrante do grupo de Hermeto Pascoal desde 1994. Tudo isso é feito por meio de vivências, através da prática e do aprimoramento da intuição.

"Música Universal" é o termo criado por Hermeto Pascoal para definir a sua música. Na verdade, a intenção real desse termo é ser um "anti-rótulo", pois a música de Hermeto é uma total mistura de estilos, caminhando pelo erudito, popular e folclórico, mesclando vários ritmos e elementos musicais, sempre prevalecendo a intuição à teoria. Essa concepção musical vem se espalhando cada vez mais pelo mundo, por meio dos músicos que conviveram com Hermeto e também através dos alunos desses músicos. É uma concepção bem diferente do que se é ensinado nas escolas de música convencionais e é o caminho que você irá experimentar no CEVIMU.

Todas as oficinas têm como objetivo a vivência do aluno com a música da forma mais prática e intuitiva possível.
As aulas começarão em fevereiro de 2025, com pausas nos meses de julho e janeiro. Em relação ao mês de dezembro, vai depender do calendário do ano, podendo haver uma ou duas aulas, ou eventualmente, se a carga horária for atingida antes, poderá não haver aulas. Também haverá uma semana de recesso na metade de cada semestre, dependendo do calendário. O ano terá no mínimo 36 aulas e no máximo 38.
Obedecemos o calendário da cidade de São Paulo, então se houver feriados, não haverá aula, a não ser em casos especiais e em comum acordo de todo mundo.

Sobre o curso - o curso será focado em:

- Criação musical (serão feitos arranjos e treinos durante as próprias aulas, sem o uso de partituras, com a participação ativa dos alunos tocando).
- Percepção musical
- Improvisação
- Linguagem rítmica e melódica dos ritmos brasileiros
- Dinâmica de execução de arranjo
- Dinâmica de ensaio em grupo
- Conscientização do músico a trabalhar em grupo coletivamente e não individualmente

Ocasionalmente, as aulas serão dadas por outros professores, com grande conhecimento da linguagem da Música Universal, no lugar de André Marques. 

Como todas as aulas são semanais, coletivas e só possuem uma turma por curso, em caso de falta do aluno, não será possível reposição da aula perdida. 
A duração de cada oficina não é fixa, varia de acordo com o andamento da turma. No final, o aluno receberá um certificado.
 
INVESTIMENTO - o valor do curso é anual, calculado sobre 36 aulas ao ano e dividido em 12 vezes - uma parcela em cada mês do ano. (Apesar do calendário anual ser pensado em 36 aulas, esse número poderá chegar a 38, mas sem nenhum acréscimo ao valor):

- 12 parcelas de 360 reais, se pagas até o dia 08 de cada mês (valor com desconto maior)
- 12 parcelas de 420 reais, se pagas até o dia 14 (valor com desconto menor)
- 12 parcelas de 480 reais, se pagas até o dia 20 (valor real - vencimento final)

Em caso do desejo de desistência, o aluno deverá informar com pelo menos um mês de antecedência sobre a sua saída do curso. Caso contrário, deverá fazer o pagamento da parcela do mês seguinte (podendo seguir frequentando as aulas desse mês) e também o pagamento de alguma possível aula já feita e não paga (se houver).

PRIMEIRA PARCELA EM JANEIRO

TURMAS ÀS QUARTAS - das 9:00 às 12:00 (meio-dia) -  (9:00 - chegada, montagem e afinação dos instrumentos/9:30 - início da aula)

Contatos:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @cevimubr
Facebook: Centro de Vivência da Música Universal